Perspectivas de Inovação no Setor da Erva-Mate
Entre os diferentes entendimentos atribuídos à inovação, uma delas é sua compreensão como a capacidade empresarial de introduzir novos produtos no mercado.
Partindo dessa compreensão, é possível supor que a diversidade e quantidade de produtos com que um setor produtivo opera, pode ser tomada como um indicador de inovação.
Tomando o exemplo da erva-mate, a variedade de produtos que atualmente utilizam essa matéria-prima, se aproxima a uma centena, o que representa avanços inovacionais, considerando que até pouco tempo seu uso se restringia à produção da erva-mate para chimarrão.
No Sul do Brasil, estão instaladas dezenas de empresas do setor, sendo que, em mais de 70% delas, a erva-mate para chimarrão é o único produto.
Essa constatação motivou uma investigação no setor, com o fim de avaliar as condições efetivas de inovação, e seus desafios, considerando avanços sobre novos usos da erva-mate e novos produtos com que o mercado mundial opera atualmente.
O estudo compreendeu consulta em sites de empresas brasileiras e mundiais, com o intuito de reconhecer a variedade de produtos que utilizam a erva-mate como matéria-prima, além da realização de uma pesquisa de campo, numa amostra de empresas da região.
Ficou evidente a reduzida diversidade de produtos com que operam e seu baixo nível de inovação. Tal realidade aponta para a necessidade de avanços no setor ervateiro regional, exigindo ações não apenas do setor empresarial, mas das instituições de pesquisa e extensão instaladas na região.
Fonte: https://doi.org/10.24302/drd.v6i2.1225