Quais os tipos de erva-mate?
Tipos de erva-mate
Existem vários tipos de erva-mate que podem ser usadas para fazer o chimarrão, a diferença entre elas é o sabor, mas sempre com o característico gosto mais amargo da bebida. Para conhecer quais são os tipos de erva-mate e entender suas diferenças, continue lendo:
- Nativa
A erva-mate nativa é colhida em seu habitat natural e os resultados da bebida é de uma erva suave, um pouco menos amarga, e é bastante consumida no chimarrão. Principalmente por pessoas que não gostam tanto do gosto amargo da bebida.
- Tradicional
A erva-mate tradicional é usada tanto para tereré quanto chimarrão e o preparo da erva é a moenda, misturando 70% de folhas com 30% de caule. Seu amargor é intermediário.
- Moída grossa
Essa denominação se refere principalmente ao tipo de moagem da erva, assim como o nome já diz, e é um dos tipos de erva-mate submetida a secagem e desidratação. Esse tipo de processo faz com que as folhas fiquem em pequenos pedaços, e assim, menos processadas, mantendo o amargor mais forte.
- Pura folha
Um dos tipos de erva-mate feita somente com as folhas, é o mais amargo de todos os tipos. Essa erva é mais consumida na Argentina, e normalmente usada em cuias de formato coco, já que a quantidade de erva usada é menor do que no chimarrão que conhecemos.
Já tinha ouvido falar em algum desses tipos de erva-mate? Deixe nos comentários se já provou alguma delas e o que achou.