Benefícios da erva-mate
A erva-mate é uma bebida tradicional da América do Sul que está ganhando popularidade mundial.
Muitos dizem que tem a força do café, os benefícios para a saúde do chá e proporcionam a alegria do chocolate.
Veja abaixo os principais benefícios da erva-mate para a saúde.
- Aumentar a energia e melhorar o foco mental
Assim como qualquer outro alimento ou bebida com cafeína, ele tem a capacidade de aumentar seus níveis de energia e fazer com que você se sinta menos cansado.
A cafeína também pode afetar os níveis de certas moléculas sinalizadoras no cérebro, tornando-a particularmente benéfica para o seu foco mental.
Vários estudos em humanos observaram melhora no estado de alerta, recuperação a curto prazo e tempo de reação em participantes que consumiram 450 mg de cafeína.
Além disso, aqueles que consomem regularmente o chimarrão, muitas vezes aumentam o estado de alerta, ficando mais disposto no dia a dia.
- Emagrecedor
O que muitos não sabem é que o chimarrão é também muito conhecido no mundo da dieta por se tratar de uma bebida termogênica.
Funcionando como um agente que provoca emagrecimento e para isso as pessoas que desejarem emagrecer tomando um chimarrão deverão consumir cerca de 1L por dia.
Porém, o consumo deverá ser feito em horários intercalados, em momento onde você não tem costume de ingerir nenhum outro alimento. Uma vez que por possuir a cafeína o chá poderá dificultar a absorção de ferro e cálcio.
- Pode melhorar o desempenho físico
A cafeína também é conhecida por melhorar as contrações musculares, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho esportivo em até 5%.
Como a erva-mate contém uma quantidade moderada de cafeína, os que bebem podem esperar benefícios semelhantes de desempenho físico.
De fato, um estudo recente testou os efeitos em homens e mulheres saudáveis. Aqueles que receberam uma cápsula de 1 grama de erva-mate logo antes do exercício queimaram 24% a mais de gordura durante exercícios de intensidade moderada.
Uma maior dependência de gordura para combustível durante o exercício poupa suas reservas de carboidratos para momentos críticos de alta intensidade, como andar de bicicleta ou correr em direção à linha de chegada. Isso pode se traduzir em melhor desempenho esportivo.
Espero que tenham gostado dessas dicas. Até a próxima!!