Nossa Missão
A Ervateira Baronesa faz extração e industrialização de erva-mate, visando oferecer ao mercado consumidor produtos variados e de qualidade, com foco na responsabilidade socioambiental.
Nossa Visão
Ser líder regional na industrialização de produtos de erva-mate e referência de qualidade na extração e no beneficiamento da erva-mate, respeitando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento social.
Nossos Valores
– Rigor na seleção de matéria-prima.
– Busca pela utilização de equipamentos adequados para a geração de produtos de excelente qualidade.
– Estar acima da exigência das normas ambientais.
– Criação de tecnologia própria na busca de novos padrões para a erva-mate.
– Inovação nos conceitos de embalagens e produtos.
– Buscar a transformação social através de atitudes responsáveis.
– Condução ética dos negócios.
Nossa História
A identificação com o cultivo e o consumo da erva-mate é constante na história de famílias de são mateus do sul e região. Na casa de Cesar Silveira não era diferente. A tradição de cultivo e beneficiamento de erva-mate que veio desde seus avós serviu de inspiração para desenvolver e investir na produção.
No entanto, foi após o casamento com Marcia Ranssolin, em 1995, que teve início oficialmente a história da Ervateira Baronesa. Buscando uma atividade profissional à qual se dedicar na localidade do Porto Ribeiro, onde o casal mora, eles decidiram investir também no empacotamento da erva-mate.
Assim, em abril de 1999 surgia oficialmente a Ervateira Baronesa. Desde então, são muitos anos dedicados às atividades que levam o melhor sabor da erva-mate São-mateuense a consumidores de diversas cidades, sempre trabalhando com a família unida.
“Quando abrimos o negócio, tínhamos apenas uma marca de erva, que era a Baronesa de moagem grossa. Com o tempo, vimos a necessidade de expandir e diversificar nossos produtos”, explica Marcia. Para o filho do casal e hoje sócio da empresa, Victor Cesar Silveira, ajudar a construir essa história é motivo de orgulho: “A Ervateira Baronesa representa a tradição da produção ervateira paranaense, ao mesmo tempo em que é uma empresa moderna, preparada para os desafios do futuro”, destaca.
Na localidade de Porto Ribeiro, a cerca de 20km do centro de São Mateus do Sul, encontram-se os ervais da Ervateira Baronesa. A beleza que enche os olhos demonstra uma interação genuína entre homem e natureza, que resulta em um produto único.
Assim como em tantas outras propriedades, o trabalho, que é predominantemente manual, reúne diversas famílias, geração após geração. As boas práticas agrícolas para a erva-mate adotadas na empresa garantem ainda maior qualidade no produto final, pois a seleção da matéria-prima é acompanhada de forma rigorosa.
IG-Mathe
Em 2017, ano em que a empresa comemorou seus 18 anos, o presente foi a conquista do selo de indicação de procedência para a erva-mate dos municípios de São Mateus do Sul e região – a primeira indicação geográfica para a erva-mate do Brasil.
A indicação de procedência reconhece que o produto dali extraído tem características especiais, que levam um sabor único até o consumidor. “Esta é uma nova era para a Ervateira Baronesa e para a nossa região, pois demonstra a riqueza deste produto tão importante para a nossa economia e para os nossos costumes”, garante Marcia.
Inovação
No mesmo ano, a empresa foi destaque nacional com o lançamento do primeiro “chima truck” do Brasil. Seguindo os modelos de sucesso de food trucks (veículos adaptados para servir refeições nas ruas), o veículo foi equipado para levar o chimarrão a um público cada vez maior, onde é possível aprender a preparar o chimarrão e conhecer um pouco mais sobre a história deste produto tão apreciado.
Com o objetivo de valorizar ainda mais a tradição e a cultura que envolve a erva-mate, a Baronesa conta também com o Museu da Erva-Mate na localidade do Porto Ribeiro, em São Mateus do Sul. o museu, que recebe visitas agendadas, traz as representações de formas antigas de beneficiamento do produto, como o carijo, o sapeco e o barbaquá. “Sempre buscamos valorizar a cultura e a história da erva-mate, pois tudo isso faz parte de quem somos”, afirma Márcia.
Essas iniciativas demonstram que a empresa aposta na inovação para atrair cada vez mais o olhar de outras regiões do Brasil para a riqueza da nossa produção ervateira.