Pão de Erva-mate
A receita do pão, como conhecemos tem cerca de 12 mil anos, e segundo os relatos foi criado na Mesopotâmia, onde se localiza hoje o Iraque.
Nessa mesma época, o trigo passou a ser plantado por lá, então os primeiros pães surgiram, como os que conhecemos hoje. E por falar em pão, dessa vez trouxemos uma receita de pão de Erva-Mate que você que adora tomar um bom chimarrão, vai adorar conhecer.
A receita
A receita que separamos hoje, tem o seu rendimento para aproximadamente 4 porções, e leva em média de 2 horas e meia para o seu preparo. Antes de mais nada, lá vai a lista dos ingredientes:
- 100 g de erva-mate Baronesa;
- 500 g de farinha de trigo;
- 5 g de fermento fresco;
- 1 pitada de açúcar
- 50 ml de azeite;
- Sal e água morna até obter o ponto.
Modo de preparo
O primeiro passo é misturar o fermento, com a quantidade de uma colher apenas de farinha, o açúcar e a água morna. Tudo isso deve formar uma pasta. Feito isso, deixe-a descansar, até que ela dobre o seu tamanho e crie algumas bolhas.
O segundo passo é misturar a erva-mate Baronesa com a massa que dobrou de tamanho com a mesma quantidade de água. Você pegará o tamanho da massa até o momento, medirá a mesma quantidade de água e fará essa mistura junto com a erva-mate. Espere cerca de 5 minutos e depois coe tudo.
Em uma vasilha grande, misture o restante da farinha, com esse fermento crescido, e vá acrescento essa infusão da erva-mate, que vai ficar bem aguada. Coloque o sal e sove a massa até ela parar de grudar nas mãos.
Quando a massa não estiver mais grudando, adicione o azeite, e sove mais um pouco. Agora, deixe a massa descansar por 1 hora aproximadamente.
Divida essa massa em quatro partes de mesmo tamanho, e molde o pão de erva-mate no formato que você preferir, deixando-o fermentar novamente até que o seu tamanho dobre de tamanho.
Depois desse tempo, pré-aqueça o forno em 220°C, e asse os pães por aproximadamente 40 minutos. Você pode servir o pão de erva-mate com uma manteiga de boa qualidade, ou um azeite aromatizado, e temperado com pimenta-do-reino e sal.
Dica extra
Para deixar a casca do pão bem crocante, coloque junto no forno uma fôrma com água, isso faz com que vapor seja formado dentro do forno e a casca do pão fique bem crocante e saborosa.