Ravióli com erva-mate
Quem achava que erva-mate era só para chimarrão, estava completamente enganado. Cada vez mais a erva-mate esta sendo amplamente utilizada em receitas caseiras e até de grandes chefs.
Hoje vamos aprender como fazer um digno Ravióli italiano com um ingrediente pra lá de especial, a erva-mate.
Vamos à receita?
Ingredientes:
- 70 gramas de farinha de trigo especial
- 30 gramas de semola de trigo
- 1 unidade de Ovo
- 1 pitada de sal
- 1 gota de óleo
- 100 gramas de erva-mate Baronesa
- 50 gramas de açúcar
- 10 ml de suco de limão
- 5 gramas de pectina
Modo de preparo:
Faça um chá com a erva mate, coe e adicione o açúcar. Dilua a pectina de acordo com as indicações do fabricante e misture ao suco em fogo brando. Utilize uma panela de cobre e mexa até dar o ponto de geléia. Reserve e deixe esfriar.
Peneire as farinhas e misture ao sal. Em uma superfície lisa, forme um pequeno monte e abra um buraco no meio da mistura. Adicione o ovo e misture até obter uma massa homogênea. Passe a massa em um cilindro até alcançar a espessura mais fina possível.
Coloque a massa em uma forma especial para ravióli, de modo que fique uma parte para cobrir o recheio de geléia, feche e passe o rolo para cortar os raviólis.
Cozinhe em uma panela com grande quantidade de água fervente. Adicione 2 colheres de sopa de sal para cada litro de água.
Montagem do prato
Disponha a massa sobre um prato decorado.
Dica para não grudar
Trabalhe rapidamente com a massa, não a deixe em exposição secando e após cortá-la acondicione em uma superfície com sêmola para que não grude.