Tereré e Chimarrão? Qual a diferença?
Nos estados do Sul, é muito comum ver as pessoas em roda tomando tereré ou chimarrão. Os grupos são de conversa e no inverno principalmente é muito comum ver as pessoas consumindo o chimarrão, enquanto que no verão o favorito é o tereré.
Apesar de ambas as bebidas serem feitas com a erva mate, elas são consumidas de forma diferenciada. Por isso, você sabe qual a diferença entre tereré e chimarrão? Para entender melhor continue lendo.
Qual a temperatura?
A principal diferença entre o tereré e chimarrão, é a temperatura da água. No tereré a infusão da erva-mate é feita com água fria. Por isso é uma bebida mais consumida no calor, por ser refrescante e ajudar a matar a sede.
Já o chimarrão, é feito com água quente. Por isso é preferido nas épocas mais frias. Os amantes de chimarrão preferem consumi-lo em jejum pela manhã e ou à tarde. Mas ela também pode ser uma bebida para o ano todo, já que é ótima para aquecer.
Como é o preparo do tereré e chimarrão?
O tradicional tereré é uma bebida gelada, e preparada com erva-mate. Mas além da água, outras misturas podem ser adicionadas para combinar saber, e deixar o tereré ainda mais gostoso. Algumas das misturas mais usadas são o limão, o capim-limão, e o hortelã. Algumas pessoas também preferem adicionar suco a erva-mate, para suavizar o gosto amargo da erva.
Enquanto que o chimarrão é feito apenas com água quente e a erva-mate, mas também permite algumas misturas, como a camomila, o guaco, o boldo, a hortelã, o capim-limão, o funcho, e por aí vai.
Os recipientes
Entre o tereré o chimarrão, não há diferença nas cuias para servir ambas as bebidas. Mas o tereré também pode ser preparado em uma guampa, ou copo comum. A guampa, para quem não conhece, é um tipo de recipiente feito com o chifre do boi, com formato curvo, especialmente para tomar o tereré.
As duas bebidas precisam de bomba para ser tomada, já que ela ajuda a filtrar a erva, e é um dos utensílios essenciais e indispensável. As bombas podem ser encontradas em diversos locais e com diversos materiais diferentes, como o alumínio, o bambu, etc.
A erva-mate
Embora as duas bebidas usem a erva-mate em sua mistura, cada uma tem sua peculiaridade. A erva do tereré e chimarrão se diferem em algumas coisas, como por exemplo, no tereré a erva é triturada e mais grossa, enquanto que no chimarrão a erva é moída e por isso mais fina.
E isso é facilmente identificado na embalagem no momento da compra, se ela é para tereré ou para chimarrão. São diferentes, com gostos diferentes, uma bebida é fria e uma é quente, mas ambas conquistaram adeptos em todo o Brasil.
E você? Já sabia da diferença entre as duas bebidas? E qual delas é a sua preferida? Deixe a gente saber nos comentários.