3 formas de usar erva-mate para perder peso
Para quem está tentando perder peso, a erva-mate é uma das plantas mais indicadas e que serve como aliada para a mudança dos hábitos alimentares. Isso auxilia na perda de peso rápida e de forma saudável.
A folha da erva mate que dá origem ao chá, possui propriedades diuréticas, que muitas vezes é eficiente na eliminação de toxinas que prejudicam o funcionamento do corpo. Essas toxinas também podem ser muitas vezes os fatores que atrapalham as pessoas a perder peso, ou engordar e inchar.
A erva-mate, portanto, ajuda a acelerar o metabolismo, diminui o apetite e pode ser uma excelente aliada para perder peso. Para saber quais as formas de usar a erva-mate, continue lendo.
1. Do jeito tradicional
Existe a forma tradicional do sul do Brasil assim como em alguns outros países da América do Sul, onde a erva-mate é servida como um ritual. Servida na cuia, tomada através da bomba, é uma bebida quente, onde se adiciona água a erva. A preparação é bem simples, e muito tradicional entre os sulistas.
2. Através de infusão
Outra forma de usar a erva mate é através da infusão, como se fosse um chá mesmo. Com preparação simples também, o mate pode ser preparado de forma tradicional colocando uma colher da erva, para uma xícara de água quente. Depois é só coar e beber.
3. Batido em shakes
Para quem está tentando emagrecer, e não gosta de chá, ou mora em uma região muito quente, essa pode ser uma ótima opção. Basta fazer a infusão para o chá, deixar esfriar e depois bater com alguma fruta de preferência com gelo e tomar.
Suas propriedades
Um dos motivos para a erva mate ser usada como aliado na perda de peso, é devido as suas propriedades, dentre eles estão:
1. Estimulante
Ajuda a perder peso, devido ao processo de aceleração da digestão. Isso acontece pelo fato de a erva mate possui mateína, uma substância bem próxima da cafeína, por isso é tão estimulante. Ajuda a acelerar o metabolismo e dá energia, queimando mais calorias também quando associado a atividade física.
2. Sacia
Tomar o chá da erva mate acaba enchendo o estômago de líquido e com isso, reduz o apetite. Mas é importante ressaltar que só o chá não deve substituir refeições, ele não provê os nutrientes necessários para garantir uma alimentação balanceada.
3. É anti-inflamatória
tomar a bebida algumas vezes por semana ajuda a reduzir as inflamações do organismo, por esse motivo é um ingrediente que possui propriedades que ajudam a prevenir doenças inflamatórias como bronquite, artrite, reumatismo, entre outras.
4. É diurética
Uma forma de usar erva mate para melhorar a saúde, é fazendo os rins trabalharem melhor. Por conter propriedades diuréticas, beber o chá da erva é perfeito também para quem tem retenção de líquidos, se tornando uma ótima opção para ser consumida no inverno, já que é uma época que se bebe menos água.
Contraindicação
A erva-mate só é contraindicada em casos de consumo em excesso. Já que isso pode ocasionar em hiperatividade, provocar insônia e até problemas de concentração, pelo teor de cafeína. Em outros casos, quem sofre de gastrite, o chá também pode cair mal no estômago, devido aos taninos. Nesse caso a sensação de acidez acaba aumentando.