Coisas que os gaúchos dizem sobre o chimarrão

Coisas que os gaúchos dizem sobre o chimarrão

 

Tomar o chimarrão, fazer, curar a erva-mate não é apenas um costume, é uma tradição para os gaúchos, e com isso, existem algumas coisas muito importantes que eles gostariam que você soubesse. Para saber mais, continue lendo.

1.      Quem faz o chimarrão é o primeiro a tomar

Sempre. Tradicionalmente quem costuma preparar o mate é o dono da casa, que ferve a água, e por isso, ele deve ser sempre o primeiro a tomar. É preciso esperar a vez de cada um.

2.      Não colocar nada, a não ser água quente e erva

O brasileiro tem um costume bastante comum de abrasileirar as coisas, mesmo que seja a ideia de customizar algo próprio. As pessoas que colocam açúcar no chimarrão, não tem ideia da ofensa que fazem aos mais tradicionais.

3.      Não mexa na bomba

O instrumento foi elaborado para filtrar a erva-mate, e se você não for altamente capacitado para desentupir, não coloque as mãos na bomba. Na hora de tomar o mate, você deve colocar apenas a boca na bomba.

4.      Não passe a cuia se sua bomba ainda não “roncou”

Isso significa que você deve tomar todo o chimarrão. O “roncar” da bomba, quer dizer que ainda tem água na cuia, e por isso, você deve terminar de toma-la.

5.      Toda roda tem uma ordem que deve ser respeitada

Furar a fila é outra forma de desrespeitar que toma chimarrão. Se ainda não for a sua vez na roda, é preciso ter mais paciência.

6.      O chimarrão deve ser tomado antes das refeições

Apesar de ser digestivo, ele deve ser tomado antes das refeições e não depois. É costume no Rio Grande do Sul tomar o mate, enquanto se assa uma carne, ou faz churrasco. É uma ótima forma de aproveitar o tempo e esperar a carne ficar pronta.

7.      É preciso desligar a água antes de ferver

Antes de montar o chimarrão, inclusive é preciso deixar a água esfriar um pouco. Ao colocar a água fervendo na cuia é muito provável que a erva-mate fique com gosto muito amargo. Uma ótima dica é desligar o fogo um pouco antes de a água levantar fervura, isso ajuda a esfriar mais rápido.

8.      Não depende do clima

Não existe tempo propício ou favorável para tomar o chimarrão, gaúcho que é gaúcho toma o mate no frio, no calor, toma quando dá vontade!

9.      A bomba é compartilhada sim

E os gaúchos ainda dizem que não é anti-higiênico, que a água quente mate os microrganismos (rs). Brincadeiras a parte, em uma roda tradicional de chimarrão todo mundo toma na mesma bomba sim, e limpar antes de usar é considerado uma forma de ofensa.

10. Chimarrão não é gelado nem morno

Sabemos que a bebida gelada da erva-mate é o tereré, e que o meio termo não existe. No caso do chimarrão é quente, e do tereré gelado. O morno não existe.

11. Na hora de passar a cuia, não demore demais

Ninguém gosta de gente que demora demais para nada! Essa é uma dica para levar para a vida.

12. Tereré não é chimarrão

Você pode ver a explicação melhor aqui (Tereré), mas as duas bebidas não devem ser confundidas. Primeiro que o tereré é gelado, e servido em uma guampa (chifre), e a erva pode levar hortelã ou limão, enquanto que o chimarrão é servido na cuia e com o mate amargo.

 

LOJA BARONESA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *