Curiosidades sobre o Cavalo Manga Larga Marchador

horse manga larga

 

Curiosidades sobre o Cavalo Manga Larga Marchador

O cavalo Manga larga se originou na Península Ibérica. Foram transportados para o Brasil pelos colonizadores os cavalos da raça Andaluz e Alter. Com a chegada da Família Real Portuguesa, chegou os melhores espécimes da Coudelaria Real Alter do Chão, o que desempenhou um papel decisivo para o aprimoramento da raça, ou seja, a formação de uma nova raça.

Com o cruzamento dessas raça, Criaram uma raça dotada de qualidades fundamentais e com finalidades como ótimo andamentos, nobreza e docilidade caráter, e resistência. Foram realizados também cruzamentos com as raças, Árabe, American Saddle Horse, anglo Árabe e Puro Sangue Inglês.

Desde sua origem, o cavalo Manga larga é considerado como um animal de trabalho e esporte, ou seja, associado tanta ao gado quando a atividade de caçada de veado. O cavalo Maga larga é considerado o cavalo excelenteSinônimos para prática esportiva de “Enduro”.

cavalos

Com todo o prestígio do cavalo manga larga, a ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Manga larga) pôs em treinamento os 100 animais que participam dos Jogos Mundiais da Natureza, nessa modalidade, com a certeza que o manga larga, representando o Brasil, terá um excelente desemprenho.

Ele tem, como diz a expressão que nomeia a raça, uma autentica ”marcha”. É um passo acelerado que mantêm regularidade, fazendo com que sua marcha muito suave e agradável para o cavaleiro. Essa raça surgiu na metade do século XIX. Há variedades da espécie, que inclui: Marchador Mineiro e Paulista. O Paulista é ainda mais leve, com as pernas maiores e com um desenvolvimento mais recente.

A raça de Cavalos Mangalarga Marchador é uma das mais conceituadas do mundo. A espécie se originou do cruzamento com espécies de lida que em grande parte dos casos tem origem ibérica.

O Nome Mangalarga

O nome Mangalarga vem de uma fazenda no Rio de Janeiro com o mesmo nome “Fazenda Mangalarga”. Os donos da fazenda batizaram os seus cavalos – que eram todos comprados em Minas Gerais – com o nome da fazenda. Mais tarde, devido a característica da marcha suave da raça, eles colocaram o segundo nome, tornando-se assim conhecida a raça ”Mangalarga Marchador”.

Espero que tenham gostado pessoal. Até a próxima!!

banner 01 erva-mate

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *