Como curar sua cuia para chimarrão?

Ervateira-Baronesa-0027

Como curar sua cuia para chimarrão?

Existem diferentes formas de curar a cuia, assim como há diversos tipos de material, e nenhum é melhor do que o outro. Eles apenas existem por serem tradicionais de localidades diferentes, culturas, e o que é mais confortável e pode ser feito para deixar o procedimento mais simples.

Além disso, é preciso fazer a cura e armazená-la de uma forma que ela dure mais tempo, em bom estado. Para entender mais sobre o assunto, continue lendo.

 

O que é curar a cuia?

 

O processo de “cura” tem a ver com a forma e como é preparada e armazenada. Nesse caso da cuia, para que ela seja usada da maneira correta, a cura, ajuda a selar os poros do material e com isso o recipiente que pode ser de purungo ou madeira. Que ajuda a evitar que o sabor da infusão mude ou que o processo danifique o recipiente.

 

Que tipo de cuia pode ser curado?

 

Somente aquelas que são orgânicas. A madeira, o chifre, cascos de animais e o purungo por exemplo. depois do uso, eles levam um tempo para secar, e há o risco do mofo no seu interior, portanto é preciso ter bastante cuidado. A cura ajuda com que esse material seque mais rápido e evita o aparecimento desses microorganismos.

No caso do metal, ou de materiais mais modernos como o vidro, o silicone, a cerâmica e o plástico, não há necessidade de fazer a cura, pois são materiais que não possuem poros, e também não inorgânicos.

 

Quais os métodos para curar, e como fazer?

 

Os métodos variam de local para local, mas também podem se diferenciar dependendo do tipo de recipiente, e o que será consumido nele. Por exemplo, se o recipiente for usado para mate amargo, você usa um método, se for tomar mate doce, o procedimento é outro, e assim por diante.

É importante considerar o material também, como já foi dito, e além disso. Por exemplo, se a madeira for de palo santo, uma madeira verde e com muito aroma, será mais difícil a cura, pelo próprio material.

 

Cura para mate amargo (em madeira ou purungo)

 

Primeiro passo: A primeira coisa a se fazer é lavar bem dentro do recipiente, você pode usar água fervida de preferência, mas resfriada a uns 80°. Isso ajuda a desinfetar, eliminando as fibras, a poeira e as bactérias.

Segundo passo: Preencha o seu miolo com erva. Algumas pessoas usam a erva usada de um outro recipiente, já que ela terá menos poeira. A erva ajuda a absorver a água quente que você usou para lavar, e com isso ela incha. Quando ela inchar, você coloca mais água e espera ela inchar novamente. O processo pode ser repetido duas ou mais vezes até que a erva encha o recipiente.

Terceiro passo: Deixe descansar por dois dias adicionando água para que a erva continue úmida.

Quarto passo: Depois de três dias, a cura estará pronta e já pode ser usado.

 

Curar para mate doce (em madeira ou purungo)

 

Primeiro passo: Lavar o recipiente também, com água fervente.

Segundo passo: Colocar duas colheres de açúcar, pode ser qualquer tipo, exceto adoçantes. Cubra a entrada com a mão e agite para que o açúcar grude nas paredes.

Terceiro passo: Deixe secar com esse açúcar, por algumas horas, e depois cubra as paredes com erva.

Quarto passo: Depois que o recipiente estiver seco, queime com carvão. Adicione pequenas brasas de carvão quente e cubra a entrada usando uma toalha. Feito isso agite as brasas dentro do recipiente.

Quinto passo: Repita o processo 2 ou 3 vezes, para garantir uma boa cura.

Sexto passo: Lave o recipiente novamente com água quente e depois o encha com erva fresca, umedecendo com água morna, e deixe de um dia para o outro. E ele estará pronto para ser usado com mate doce.

 

banner 01 erva-mate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *